sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Belezas do Brasil - Chapada dos Veadeiros

Voando de Alagoas - Maragogi direto para Goiás.

O destaque de hoje é uma região do cerrado lá de Goiás chamada Chapada dos Veadeiros, com 1 250 metros de altitude, fica situada no nordeste do Estado. Conhecida por inúmeras trilhas, cachoeiras e cenários surpreendentes que encantam turistas e, por que não, até mesmo os moradores do próprio estado.



Dizem que da região de Chapada dos Veadeiros possui o melhor local para avistamento de objetos não identificados de Goiás. O que acaba atraindo a atenção de muito curiosos.




foto: sempre tops

Esta belíssima região de cerrado no nordeste abrange cinco municípios: Cavalcante, colinas do Sul, Alto Paraíso, são João D’aliança e Teresina, abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que está reconhecido pela UNESCO como Patrimônio natural Mundial também a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, onde está localizado o ponto mais alto do Planalto.
foto: sempre tops

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abrange uma área de 65.515 hectares. É um dos principais pontos turísticos de Goiás; foi criado em 1961, pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional de Tocantins.


foto: sempre tops
Na fauna local do parque, podem ser encontradas algumas espécies classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção. No parque, já foram identificadas mais de 1.450 espécies de plantas, das mais de 6.000 que existem no bioma Cerrado. Em relação às aves, das mais de 300 espécies existentes no local, destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.


O acesso ao parque localiza-se junto ao Povoado de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso, em estrada parcialmente asfaltada. Esse acesso é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados.


Além do Parque Nacional, Chapada de Veadeiros tem outros fantásticos pontos turísticos como:


Cachoeira da Água Fria

É uma queda com total de 190 metros em cascatas que variam entre 60 , 50 e 30 metros.  Encontra-se no Camping Santa Rita de Cássia a 08 Km da cidade de Alto Paraíso.


Cachoeiras Almécegas I e II:

Cai em forma de véu de noiva, a 45  metros de altura. Encontra-se no Hotel Fazenda São Bento a 08 Km da cidade de Alto Paraíso.


Mirante do Pouso Alto

Monumento símbolo do ponto mais alto do Estado de Goiás – o morro do Pouso Alto com 1.676 metros.

Povoado do Moinho

Fica num grande e fértil vale entre os contrafortes da Serra Geral do Paranã e a Serra da Água Fria, a 12 Km de Alto Paraíso. Conta com o Parque Solarion com as cacheiras dos Anjos e Arcanjos e o Sítio Flor de ouro.


Pegou férias e não sabe pra onde ir? Agora já tem um ótimo lugar. Aproveite a calmaria do lugar e relaxe. Será revigorante.



fontes: Wikipedia, Isto é Historia, Portal terra Brasil, Info Chapada dos Veadeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...